sextop
kamukta
http://xxnn.me

Harmonização e Degustação de Vinhos – Vinícola Castanho Jundiaí SP

EventosGastronomia

vinicola castanho

Harmonização e Degustação de Vinhos – Vinícola Castanho Jundiaí SP

“O melhor vinho do mundo é aquele que você gosta. Não o mais caro, mas sim aquele que te dá prazer – Cada pessoa tem um paladar, uma cultura, uma preferência, o importante é ser feliz”

Este é o lema da Vinicola Castanho.

E foi com este discurso que participei da Harmonização Degustação de Vinhos da Vinícola Castanho, que neste ano completam 50 anos de história, hoje comandada pela terceira geração da família, tem inovado sua forma de se comunicar.

 

Abriram as portas das propriedade e não só nos levam a conhecer o cultivo da uva, como explicam todo o processo da plantação, contam a história desta arte milenar, como trazem curiosidades.

vinícola castanho

vinícola castanho

O dia começa com um delicioso passeio de trem, chegamos no ponto alto da plantação das parreiras e ali somos agraciados com muito conteúdo vindos de um profissional altamente capacitado, o sommelier Gustavo Leme da Silva, responsável pela parte do plantio no Tour, que explica que o passeio começa com as técnicas e etapas de cultivo da uva para que a fruta e, consequentemente, o vinho sejam produtos de qualidade. “Se passamos por um período de estiagem quando é necessário que chova, irrigamos a plantação”, exemplifica.

Ele percorre as parreiras enquanto fornece informações sobre preparo do solo, muda (porta-enxerto), época de galhada e poda, fase de dormência, adubagem e colheita. “A uva é uma fruta bastante complexa, precisa de cuidado e atenção constantes, daí a necessidade de observá-la e entender as mudanças do tempo diariamente, para modificar ou adaptar algum processo”, afirma. “Por isso, uma safra nunca é igual a outra.”

enólogo João Rodrigo Duarte, coordenador de produção da Vinícola Castanho

enólogo João Rodrigo Duarte, coordenador de produção da Vinícola Castanho

Depois seguimos para a parte prática onde a magia acontece. O enólogo João Rodrigo Duarte, coordenador de produção da Vinícola, durante o Tour aborda as técnicas de moagem da uva, métodos de envase e armazenamento, características dos vinhos, como são feitos e fermentação. “Falo também sobre outras bebidas da Castanho, como as cachaças, licores e sucos.”

E para finalizar com chave de ouro e sem dúvida nenhuma o momento mais esperado por todos, que a esta altura estão salivando de desejo em degustar as delicias apresentadas. O coordenador de produção Rodrigo Duarte é quem nos auxilia em todo o processo de degustação, explicando cada rótulo e respondendo a todas as dúvidas com paciência e bom humor.

Gustavo Leme - sommelier Vinícola Castanho

Gustavo Leme – sommelier Vinícola Castanho

Os profissionais da vinícola analisam que o vinho está cada vez mais presente na vida das pessoas e que elas têm buscado qualidade. “Os brasileiros aprenderam que o vinho agrega valor à mesa, então, é gratificante ver a satisfação das pessoas em participar do Tour e aprimorar a maneira como consumem a bebida”, comenta Leme da Silva.

Harmonização e Degustação de Vinhos – Vinícola Castanho Jundiaí SP

Já Duarte ressalta que o Tour do Vinho tem sido muito bem-aceito pelos aficionados pela bebida, pois não é apenas uma degustação/harmonização extremamente técnica, mas uma experiência completa, em que as pessoas têm contato desde a terra e mudas até o produto final, com uma linguagem bastante acessível. “A relação das pessoas é muito forte com o vinho porque ele está ligado a tradição”, diz. “Vinho remete a família, união, comemoração, amizade, sempre um momento especial e de alegria.”

A nossa degustação foi regada por uma mesa farta de produtos de qualidade, queijos, azeitona, patês, geleia, amêndoas, pães e salame.

A minha percepção de cada rótulo:

Harmonização e Degustação de Vinhos – Vinícola Castanho Jundiaí SP

 

Serra dos Cristais

Brut

Tem um nível equilibrado de sabor e refrescância. Após degustar naturalmente vem um nível de salivação no ponto. A acidez está perfeita para o meu paladar. Não desceu pesado e nem queimando, tem um nível ideal de sabor. Degustamos com amêndoas, o que não alterou em nada o paladar. No caso da degustação com queijo o paladar acentua mais e destaca o sabor do espumante.

Luar Moscato –

Bem leve, agradável no ponto do álcool.

Com queijo Brie ele se completa, acentuou o sabor do Brie.

Fizemos um teste extremista, provamos nesta composição com uma azeitona preta. O que sentimos, o vinho perdeu total suas propriedades aromáticas e sabor. Ou seja, as vezes não é o vinho que não agrada seu paladar, mas sim a harmonização do alimento que está errada.

Vinícola Castanho

Vinícola Castanho

Vinho Bordô Seco

Feito a partir da uva bordô que ganhou o primeiro lugar no concurso de melhor uva na festa do Caxambu de 2017 e 2018

Um perfume bem frutado de cor característica do vinho, um vermelho bem escuro. Sente-se ele mais encorpado e pesado tanto na textura quanto no paladar. Embora seja seco, ele tem um perfume doce com toque de mel. Após aerar o vinho, o doce se perde e vem as notas mais amadeirado. No paladar sentimos o sabor das uvas frescas, frutas vermelhas um sabor leve.

Excelente para harmonizar com parmesão , azeitona e produtos mais fortes.

Fica dica servir com carnes vermelhas, queijos, embutidos no geral e massas de molho vermelho.

Vinícola Castanho

Vinícola Castanho

Vinho Luar Merlot Tannat

Linha de vinhos finos. Toda a linha Luar foi criada em homenagem ao Avô da família, o fundador da Vinícola, o Seu Aristides Leme da Silva, que produzia este vinho para a família.

Feito a partir da uva Merlot ele não traz características tão doces, seguindo a linha do seco. Depois de arear você sente notas amadeiradas bem acentuado porém com notas frutado de frutas vermelhas frescas.

De todos ele traz a sensação de mais secura, por conta do Tanino. No paladar fica evidente o amadeirado.

Na harmonização com a mussarela, o queijo é atropelado. Neste caso um queijo tipo parmesão ele equilibra e traz outro sabor para o parmesão e o vinho. Vale muito a pena a experiência. Não recomendo a azeitona preta neste caso.

Harmonização e Degustação de Vinhos – Vinícola Castanho Jundiaí SP

Vinícola Castanho

Vinícola Castanho

Luar Carbenet Sauvignon

Um Malbec Leve.

Uma das uvas favoritas do patriarca da família, segue a linha em homenagem a ele – Aristide Leme da Silva.

Um aroma diferenciado que remete a notas de nós-moscadas, algo que remeta as tabacarias, que segue para a linha do couro. No paladar é mais picante, um pouco mais ácido – estimulando a salivação.

Um excelente acompanhamento com embutidos como salame e queijo pamesão.

Um risoto de fungi com mignon e o arbóreo hidratado neste vinho será perfeito. Um Filé a parmegiana também vai super bem ou uma noite de pizzas.

Harmonização e Degustação de Vinhos - Vinícola Castanho Jundiaí SP

Vinícola Castanho Jundiaí SP

Espumante Serra Dos Cristais Moscatel

Um espumante leve e doce sem ser enjoativo. Extremamente refrescante. Ideal para harmonizar no final da recepção com sobremesa. Frutas vermelhas, nozes, damascos e doces no geral.

Bom pessoal, esta foi a minha experiência na degustação e harmonização de vinhos desta Vinícola.

Acredito que melhor que ler é ir provar e ter sua própria experiência gastronômica.

Todo mês a Vinícola organiza o Tour, porém nada impede de você ligar e reservar o passeio para sua família e um grupo de pessoas. Com certeza é diversão garantida e vai render muitos papos depois.

Uma curiosidade só para fechar o texto. Em 2014 quando eu ainda era apresentador e repórter da TV Jundiaí, hoje a TV TEC Jundiaí, eu fiz uma matéria com a família, onde eles falam sobre o cultivo e produção da uva. Foi muito legal esta experiência e voltar depois de quatro anos e ver como tudo evolui e cresceu. Eles aliaram tradição com tecnlogia e mantiveram a qualidade. Outra curiosidade e que pra mim serve de orgulho, é que eu fui o único repórter que conseguiu fazer a matriarca da família a dar entrevista, um regitro histórico para todos, um prazer conhecer esta família guerreira.

Assista ao vídeo completo.

Link https://www.youtube.com/watch?v=PYyjQw1DAPI 

Harmonização e Degustação de Vinhos - Vinícola Castanho Jundiaí SP

Vinícola Castanho

Seguem os contatos.

Vinícola Castanho

Travessa dos Patos, 1050, Castanho – Jundiaí/SP

(11) 4537-1502

http://vinicolacastanho.com.br

[email protected]

 

Harmonização e Degustação de Vinhos – Vinícola Castanho Jundiaí SP

Tags: , , , ,

You May Also Like

Barba de Respeito lança Kit Torcedor de Respeito ideal para o Dia dos Namorados
Outback presenteará mães com uma carteira exclusiva neste domingo

Veja Mais…

porn videos
http://bokep-indo.me line mov.
whore gets ass eaten out.indian aunty sex
Menu